Pesquisa Aponta Bandeira do Brasil Entre as Mais Feias do Mundo

fev 23, 2008 | Curiosidades | 26 Comentários

Gosto é que nem ‘cotovelo’, cada um tem o seu e Gosto não se discute são dois dos ditados populares mais corretos que eu conheço. É absurdo como as opiniões podem divergir tanto. Recebi esses dias a notícia de que me deixou P*** da vida por não concordar absolutamente com o resultado.

Bandeira do Brasil

O ranking que enumera as mais bonitas e as mais feias bandeiras foi desenvolvido pelo professor de filosofia neozelandês Josh Parsons, que divulga o resultado em sua página na internet. Ele elegeu as melhores e as piores bandeiras do mundo, levando em conta apenas o valor estético, considerando cores, formato e design. Para Parsons, a bandeira brasileira é a “mais feia entre todas as nações independentes”. Já a bandeira da Argentina é considerada bela, com “boa escolha de cores”. A das Ilhas Marianas do Norte, que ficou em último lugar, “parece feita de um clip art”, segundo ele.

Para fazer sua classificação, Josh Parsons usou critérios como o fato de usar frases e mapas e misturar cores que, segundo ele, “não combinam”. O professor deu notas de 0 a 100 e conceitos que variam de A+ a D- para cada bandeira.

Inscrições ou nomes nas bandeiras, segundo a avaliação de Parsons, ganharam pontuação negativa, assim como figuras, armas ou mapa do país. Bandeiras com muitos elementos visuais também perderam pontos.

O top 10, de acordo com seus critérios, é o seguinte:

As mais bonitas:

Bandeira de Gâmbia

1º Gâmbia (foto)
2º Paquistão
3º Japão
4º Somália
5º Turquia, África do Sul, Israel, Cuba, Suíça, Vietnan
6º Canadá, Ilhas Feroé, Coréia do Norte, Chile
7º Botsuana, Eslováquia, Finlândia, São Cristóvão e Nevis
8º Síria, Porto Rico
9º Islândia, Gabão, Namíbia, Catar, Bélgica, Áustria
10º Dinamarca, Congo, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Libéria, Djibuti

As piores bandeiras:

Ilha Marianas do Norte

1º Ilhas Marianas do Norte (foto)
2º Ilhas Virgens Americanas
3º Guam
4º Brasil
5º El Salvador
6º Moçambique
7º Turcomenistão
8º Ilhas Falkland
9º Samoa Americana, Bielorússia, Niue
10º Zimbábue, Brunei, Tadjiquistão, Santa Helena, Aruba, Nicarágua, Belize, Bermudas, Granada, Paraguai, Fiji, Portugal, Ilhas Virgens Britânicas, Guatemala, Montserrat, Ilhas Cayman, Vaticano, Dominica, Ilhas Turks e Caicos, Chipre, Ruanda e Uganda.

Na minha opinião a bandeira brasileira – patriotismo a parte – é uma das mais bonitas do mundo, assim como o hino. Vejo uma harmonia em cores, forma e ainda tem significados profundos e poéticos. Deixando os problemas da nação de fora disso, de estética e poesia o brasileiro entende e muito. Basta ouvir suas músicas (claro que devido à enorme produção também sai muita baboseira – ou observar a maior vitrine estética de um país: sua propaganda. A Publicidade, a Propaganda e o design brasileiros estão entre os melhores do mundo. Basta observar as premiações mundo afora. Agora, me responde só uma coisa: O que bandeira de Gâmbia tem para ser considerada a mais bonita do mundo? Quase igual a tantas outras, sem criatividade. Nada demais. Para mim a credibilidade dessa pesquisa não chegou nem a pensar em existir.

Fonte: Mundo Cor

26 Comentários

  1. marcos

    Se o Josh Parsons acha que a bandeira da Gambia é a mais bonita, pode-se desconsiderar toda esta lista, pois obviamente ele tem péssimo gosto!

    Responder
  2. Mayara

    HAHAHAHAHA… até parecee q a bandeira da gambia é a mais bonita!!!!! desde quando?? esse josh parsons é um brega sem criatividade nenhumA! ele num sabe d nada e ta precisando de uma aula d bom gosto!
    ele num sabe o q é ter imaginação e criatividade… a bandeira do BRASIL É A MAIS BONITA DO MUNDO E PONTO FINAL.

    Responder
  3. karina

    claro a bandeira da Gambia é tão bonita que varios outros paises tem uma igual!! Fala sério, 3 linhas na horizontal ou 3 linhas na vertical, azul e vermelho ou vermelho e verde! A maioria das bandeiras é assim, a ultima coisa que esse cara levou em consideração foi a criatividade! A bandeira brasileira é d+, as cores são perfeitas, e dane-se o que esse cara diz, concordo com o autor da materia quando se refere as grandes mentes criativas brasileiras que estão espalhadas pelo mundo afora, sem falar na mpb!

    Responder
  4. Max

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi 0t1m4!!! 3R451L tem uma das bandeiras feias do mundooooooo? 1550 é uma P14D4!!!!

    Responder
  5. beatriz

    legal essa pesquisa!!!

    Responder
  6. caroline guerra

    Me respeite! A nossa bandeira é a mais bunita du munduuuuuuuuu! E ponto final.

    Responder
  7. jorge

    Quando se viu “ORDEM E PROGRESSO” para abaixo…por isto q o Brasil nao vai pra frente… bonita??? peraí mais ou menos ne

    Responder
  8. LAURA

    NAO GOSTEI DO COMETARIO FALNDO QUE O BRASIL E UMAS DAS BANDERIAS MAIS FEIAS DO MUNDO VCS NÃO TEM O QUE FAZER FICA CRITICANDO NOSSA BANDERIA,E MELHOR CADA UM CUIDAR DA BANDEIRA DO SEU PAIS E PARA DE FICAR CRITICANDO SU VIZINHO.

    Responder
  9. Ader Comunian

    Tem gente q perde tempo com cada coisa! Pq esse cara ñ vá se preocupar e procurar encontrar uma solução para amenizar a fome no mundo?

    Responder
  10. joao carlos de moura

    toda bandeira que tem alguma inscriçao se torna feia como e o caso da bandeira do Brasil esta e uma realidade chata mas e a verdade, nacionalismo a parte.

    Responder
  11. Casio Freitas

    Pra mim as mais bonitas seria:
    Argentina
    Australia
    Brasil
    Croacia
    El Salvador
    Espanha
    Inglaterra
    Israel
    Paquistão
    Portugal

    E as feias, todas as outras…

    Responder
  12. wmle

    A bandeira do Brasil é feia sim..é horrorosa….um excesso de informação. parece um cartaz de aula de geometria.. O Hino então… lindo de se ler..um lixo de se cantar, ninguém sabe a letra…vamos parar com esse romantismo tolo, vamos ser práticos na bandeira, no hino.. menos drama pessoal. Por favor não me venham com esse patriotismo totalmente infundado é piégas demais
    abraços e vamos mudar esta bandeira lixo e mudar tb o hino….

    Responder
  13. fernando smozinski

    a bandeira da inglaterra é a mais bonita
    de todas !

    Responder
  14. Altair Greffe Rodrigues

    Tenho absoluta convicção que essa pesquisa é originária de algum maluco de hospicio. Porque a Bandeira do Brasil e o Hino Nacional brasileiro, são os mais lindos do mundo. Tanto é verdade que até o Presidente da França, reconhece a beleza do Hino Nacional brasileiro e o esplendor da Bandeira do Brasil.
    Fica aqui registrado o meu repudio rotundo a esse “pesquisador” de encomenda.

    Responder
  15. Juliana Paes

    a bandeira do Brasil é uma bandeira simples e respeitada.portanto ela tem ORDEM E PROGRESSO. as nossas bandeiras são sofisticadas e muito bem desenhadas. agora por que vc Josh Parsons não vai olhar sua cara..ela deve ser bem mais feia que a bandeira do brasil..e outras. n estou reclamando de outras bandeiras mais sim de seu comentario.mafioso.ridiculo. vc devia ter vergonha na cara….se n tem então crie
    olha ja viu seu nome. Josh Parsons, o nome ”BONITO”hen.pra n dizer ao contrario
    CUIDADO hen…..comentarios assim…..eu te TWITTO todo dia na mafaia….
    by: Atriz Juliana Paes

    Responder
  16. oliveira

    se tem gente q nao tem patriostismo numa coisa tao ”banal” quanto a bandeira imaginem coisas mais importantes…
    a nossa bandeira é mto f*** sim e f****-se esses estupidos.(áqueles q nao acham:pq entao em todos os paises ha quem use nossa camisa da seleçao ou se cubra com a bandeira?)

    Responder
  17. Yago

    eu acho que as badeiras mais bonitas são :

    TODAS

    em breve envio as fotos de todas as bandeiras !!!

    Responder
  18. yara

    a bandeira brasileira e feia mas nem tanto pra ser conciderada a quarta mais feia do mundo as cores concideradas as prncipais sao as mais feias a mais bonita e a do mexico tem mais a ver com o pais de que qualquer bandeira

    Responder
  19. ricardo

    Esse cara é um baita bobalhão!!
    Pra ele tem um monte de bandeira feia,só que esse anta não leva em conta o que significa para o povo aquilo que há nelas.
    E chega mais,espertinho:Se as bandeiras das Marianas do Norte,Ilhas Virgens,Guam e Brasil são assim,é porque o povo quis assim e gosta assim.Não tão nem aí por causa do q vc falou…
    abestado…

    Responder
  20. Jefferson Gabriel da Costa

    É inadmissível avaliar a bandeira de um país como se fosse uma tela a óleo,pois ela retrata às características de uma terra e os valores e ideais de uma nação, e isso não se escolhe,apenas se interpreta.Mas é absolutamente normal qundo um cidadão da Nova Zelândia o faz,e ainda mais um filósofo,porque um povo que vive á sombra da coroa britânica, realmente não deve saber o verdadeiro significado de um pavilhão.

    Responder
  21. karina

    NÃO É BONITA MESMO u_u

    Responder
  22. evellyn

    eu quero pesquisar a bandeira porque é o negosso da minha escola q a minha tia falo e era pra mi entregar ontem mais ela falo pra mim entregar hoje sem falta entendeu

    Responder
  23. Fe

    Sabe oque eu acho???Esse povo é ve que os muitos dos brasileros estão feilizes e como dizem “a felicidade alheia incomoda” eu adoro a nossa bandeira e sempre vou gostar!Acho ela linda pois tem azul a cor da agua e do ceu verde a cor da naturesa (acho que tive uns errinhos de português)e amarelo a cor do sol e ainda tem um branquinho nas estrelas!Uma coisa, fora as bandeiras agora (2012) o Brasil está ajudando o estados unidos pois estão passando aperto então está tudo barato e nós vamos lá e compramos milhares de coisas então eles ganham dinheiro.

    Responder
  24. Ric

    a bandeira do brasil é bonita sim, só acho meio tosco aquele globo azul, ficaria melhor com o brasão da republica.

    Responder
  25. Beatrice

    Pois é, não se discute mesmo. Eu acho horrorosa a bandeira da republiqueta das bananas. Nada a ver os dizeres com a condição brasileira. DETESTO VERDE/AMARELO, embora ame o verde e o amarelo, pois gosto de todas as cores. Odeio esse ufanismo brazuca, como se somente aqui houvesse coisa que preste. PATRIOTISMO SEMPRE… ufanismo…JAMAIS…

    Responder
  26. Bandeira Feia

    A Bandeira do Brasil é mesmo feia demais. Verde e Amarelo são cores ridículas, que de longe formam uma espécie da marrom manchado, parecendo estrume seco. Além do que, a história mostra que todos os países machos, que controlam e dominam os outros e por isso são respeitados e temidos, tem vermelho na bandeira. EUA (bandeira mais bonita, do país mais temido do mundo), UK, China, França, Alemanha, Russia, e até mesmo países fraquinhos mas que já foram potências que metiam medo em todo mundo: Espanha, Portugal, Itália, Turquia, Japão. Se a bandeira do Brasil tivesse sido aquela primeira que os militares republicanos queriam usar (parecida com a bandeira dos EUA), talvez a história do Brasil tivesse sido outra. Mas com essa bandeira tupiniquim deu no que deu, o país que não deu certo e nunca vai dar. Ainda bem que virei Americano e renunciei a cidadania brasileira e hoje não tenho mais que passar vergonha de mostrar aquele passaporte verde feio para caramba nos aeroportos do mundo. Mostro meu passaporte azul, com a águia pedradora na capa, e todo mundo mostra a barriguinha que nem cachorrinho: “Yes sir, Welcome to our country, sir”. hahahaha

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *